sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Começa de forma triste o ano de 2018 para a Justiça do Trabalho do Pará.

Faleceu hoje (05/01) o Juiz e Professor aposentado José Claudio Monteiro de Brito.
Fiz muitas audiências com o Prof. José Claudio, como eu costumava lhe chamar, pois foi meu Professor na UFPA.
O Prof. Zé Claudio fazia audiência como Presidente da Sexta Junta de Conciliação e Julgamento de Belém, sempre fumando e com um copo de café, na sala de audiência.
Era uma pessoa de bem com a vida, sempre alegre, brincalhão, suas audiências sempre corriam de forma suave e tranquilas.
Tempo depois, ingressei na UFPA como Professor e sempre me encontrava com o Prof. Zé Claudio, longos papos e quando o cigarro acabava a gente ia comprar nas barracas que ficavam no Campus ou o seu motorista saía para comprar alguns maços e em outras saíamos em busca de café.
Fomos designados pela Direção do Curso de Direito da UFPA em uma banca de concurso para Professor em Marabá, junto com a Profa. Marlene Freitas.
Rumamos a Marabá, lá encontramos Pedro Tupinambá, hoje juiz do trabalho, à época era servidor da Justiça Federal e o advogado Samuel Teixeira da Silva, que trabalhava no escritório de advocacia de seu irmão e do seu sobrinho.
Ficamos a noite toda jogando conversa fora, admirando a lua, entre uma tacada e outra no bilhar e ouvindo as prosas do nosso Professor.
Nos dois dias seguintes, nos debruçamos sobre as etapas do concurso.
No final de 1993, ingresso na magistratura trabalhista e o Prof. José Claudio promovido ao Tribunal, ficou pouco tempo como Desembargador, e se aposentou.
Voltou à advocacia, e como não era a sua toada, não insistiu.
Ainda fiquei encontrando o Prof. Zé Claudio na UFPA, e após décadas de magistério também se aposentou.
O que mais lembro do Dr. José Claudio era seu sorriso farto, sua voz forte e vibrante e sempre educado.
Triste perda para todos.
Os meus sinceros e sentidos pêsames a toda a família, e fiquem na paz do Senhor!




Nenhum comentário: