segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Ginástica laboral proporciona melhorias no ambiente de trabalho

Com o objetivo de preservar a saúde de magistrados e servidores, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região iniciará​,​ nos Fóruns Trabalhistas de Belém, Ananindeua e Macapá, as atividades de Ginástica Laboral e Quick Massage. ​O processo de contratação ​já ​está em fase de assinatura​ ​pelas empresas vencedoras ​e deverá começar a ser executado​,​ em breve.​



A Juíza do Trabalho Substituta Érika Bechara, Coordenadora da Comissão de Qualidade de Vida do TRT8, destaca a importância destas atividades para este momento da 8ª Região. “Com o advento do PJe, a preocupação com a saúde física do trabalhador ficou ainda maior, pela sobrecarga na coluna, braços, mãos e pela necessidade de pausa. Quando se faz a pausa para a ginástica laboral, se recomeça com um fôlego novo e a ginástica laboral vêm neste momento importantíssimo do nosso Tribunal, em razão no processo eletrônico”.

​Cada vez mais frequente em ambientes corporativos, a Ginástica Laboral traz​,​entre outros benefícios​,​ a prevenção de doenças profissionais; combate o estresse, a depressão e a ansiedade; melhora a flexibilidade, força, coordenação, agilidade e resistência; melhora a postura; promove a sensação de disposição e bem-estar; reduz a sensação de fadiga no final da jornada de trabalho; melhora as relações interpessoais no ambiente de trabalho; e diminui os afastamentos médicos, por acidente e lesões. Já a massagem, promove o relaxamento.

​VTs de Óbidos e Redenção já recebem os benefícios​

Estes benefícios já estão sendo sentidos pelos servidores das Varas do Trabalho de Óbidos e Redenção, que desde o primeiro semestre deste ano iniciaram as atividades, após iniciativa dos servidores, que buscaram junto à Administração uma forma de ​c​ontra​r​ os serviços. Realizad​o através de dispensa de licitação, obedecendo o limite de valores e demais especificidades, esse tipo de contratação pode ser ​feito por qualquer Vara do Trabalho que deseje ter os serviços​, seguindo o exemplo das VTs de Óbidos​ e Redenção.

De acordo com Elizabeth Bentes, fiscalizadora do contrato da Vara do Trabalho de Óbidos, desde o ano passado havia a cobrança dos servidores por esta atividade, o que levou a equipe da Vara a buscar fisioterapeutas na cidade que pudessem fornecer o serviço. “Houve a oportunidade, fizemos a coleta dos preços, foram apresentadas as propostas e foi aprovado. O contrato foi assinado este ano, e a ginástica ocorre três vezes por semana e a massagem a cada 15 dias. Todos gostam muito”, afirma.

Para o servidor Carlos Arlindo Martins, a ginástica laboral é muito importante para a saúde dos servidores. “Os servidores gostaram e receberam muito bem essa iniciativa. Geralmente, nós servidores temos a necessidade de ficar durante muito tempo na frente de um computador, ou sentado, e a ginástica melhora o nosso condicionamento”, declarou. A servidora Sabrina Gomes,  Diretora de Secretaria, em Substituição, da Vara do Trabalho de Redenção, destaca que a atividade relaxa o estresse, aumenta a concentração no trabalho, melhora a saúde e a autoestima. “​À​s vezes​,​a gente chega com alguma preocupação e com a ginástica já descontraímos, ficamos com mais disposição para trabalhar. É muito bom!”, afirma.

Responsável: ASCOM-TRT8

Nenhum comentário: