segunda-feira, 25 de junho de 2012

Perdemos Roberto Santos

Um dos maiores expoentes intelectuais do Pará e do Brasil, o professor Roberto Araújo de Oliveira Santos faleceu nesta madrugada (24), em Belém do Pará.
Desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Roberto Santos foi, como bem destacou outro ilustre paraense, o Ministro Rider Nogueira de Brito: “Um dos protagonistas da fase mais proeminente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Mais que um jurista, ele foi um cientista, uma figura ímpar que se destacou como um dos mais bem preparados intelectuais paraenses”.
Roberto Santos se dedicou ao estudo das relações de trabalho, especialmente com a Amazônia sendo sua principal protagonista. Agraciado pelo TRT da 8ª Região, em 2002, com a Ordem do Mérito “Jus et Labor”, no Grau “Grã-Cruz, o professor escreveu diversos livros, entre eles “História Econômica da Amazônia (1800 – 1920)” e “Amazônia perante o direito: problemas ambientais e trabalhistas”, apresentado no Congresso Internacional realizado em novembro de 1991, no auditório do TRT da 8ª Região.
Seu corpo está sendo velado no hall do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e o sepultamento deve ocorrer na segunda-feira (25), às 9h, no cemitério Santa Isabel, em Belém (PA).

Nenhum comentário: