quarta-feira, 6 de junho de 2012

CLIMA FERVENDO NO TRT8

Recentemente foi divulgado o quinto relatório do diagnóstico institucional (pesquisa de clima organizacional de magistrados e servidores e de satisfação dos usuários).
Os dados apresentados apenas consolidam o sentimento e o que vivenciamos no dia a dia.
Todas as questões sofreram profunda e significativa piora.
40% dos magistrados responderam ao questionário de avaliação.
Das 23 afirmativas que constavam no questionário, apenas quatro tiveram avaliação positiva. O índice de reprovação dos quesitos foi superior a 82%, indicando a necessidade de ações de melhoria em diversas áreas.
As afirmativas que foram reprovadas na visão dos magistrados foram as seguintes:

1º Tenho os recursos necessários (equipamentos e informações) para fazer o trabalho.
2º Sinto que se o TRT obtiver sucesso eu também ganharei com isso.
3º A correição tem servido de instrumento de melhoria do meu trabalho.
4º Sinto o apoio dos colegas.
5º Percebo que aqui no TRT o planejamento é direcionado para a satisfação do jurisdicionado.
6º Aqui no TRT existem programas de treinamento disponíveis que melhoram a minha capacitação profissional.
7º Na minha área de trabalho, as instalações físicas são adequadas (espaço, mobiliário, limpeza, refrigeração etc.). 
8º Consigo equilibrar meu tempo entre trabalho e família.
9º Somos informados quando ocorrem mudanças de procedimentos ou estratégias.
10º Temos um canal de comunicação eficaz, do TRT para o Magistrado.
11º Aqui no TRT, sinto disposição de todos em compartilhar informações e ideias sobre o trabalho.
12º Sinto que aqui no TRT, o trabalho também é orientado para resultados em longo prazo.
13º Consigo tempo para dedicar-me ao meu desenvolvimento profissional.
14º Sinto-me incentivado a inovar para melhorar o serviço.
15º A Administração tem mantido um canal aberto de diálogo para o atendimento de solicitações.
16º Sinto que o TRT é um lugar motivador para se trabalhar.
17º Tenho tempo suficiente para que meu trabalho saia bem feito.
18º Sinto-me incentivado ao envolvimento com planejamento e implantação de melhorias.
19º Obtenho reconhecimento pelo meu empenho em realizar o trabalho e alcançar metas.

Concluiu o relatório, que a administração, o relacionamento, a  qualidade, a  motivação, a infraestrutura e a  comunicação são áreas problemáticas que estão influenciando negativamente no clima dos magistrados, motivo pelo qual devem merecer atenção especial por parte da Administração.
Durantes vários anos se criou no âmbito do TRT8 bons canais de comunicação, com participação dos envolvidos, com liberdade para se trabalhar, um clima de respeito e de boa convivência, entretanto os dados apontam que essa construção ruiu, desabou.
Em curto espaço de tempo a imagem institucional interna foi profundamente abalada, fato que poucos desconhecem, pois as mazelas e problemas institucionais ficam restritos aos envolvidos, sendo que na maioria das vezes se teme externar posições contrárias aos atos da administração, com receios múltiplos.
De forma transparente os dados estão disponíveis a todos no Portal do TRT8 e minha esperança é que a atual administração do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região receba o relatório como uma boa oportunidade de melhoria institucional, e tente reverter esse quadro desalentador até o término de sua gestão em dezembro/2012.

Nenhum comentário: