segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Certidão de antecedentes criminais poderá ser emitida via internet a partir do dia 31/01/2011

A partir desta segunda-feira (31) quem precisar emitir uma certidão de antecedentes criminais já poderá obtê-la via internet. O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) passa a oferecer o serviço de emissão de certidões após perceber a dificuldade operacional que vinha resultando em filas diárias e no aumento da estrutura física e de equipamentos para atendimento no espaço a isso reservado no prédio do Fórum Cívil.
 

Com a nova facilidade tecnológica, os usuários poderão emitir a certidão de qualquer lugar e hora, economizando tempo e gastos com deslocamento. Com a certidão online, as filas para obter o documento devem reduzir em até 70%, pois de restringirão a pessoas que não disponham de internet

A emissão poderá ser feita pelo próprio site do Tribunal (www.tjpa.jus.br), no banner “Certidão”. O sistema, criado pela Secretaria de Informática do TJPA, permite ao usuário emitir a certidão, informando seu nome completo, um número de identificação civil (RG ou CPF) e a filiação. Apenas no caso de homônimos sem o registro de identificação civil, a emissão deverá ser feita pelo Fórum Criminal da cidade do cidadão. O próprio sistema, que cobre todas as comarcas do Estado do Pará (tanto para aquelas que operam no Libra quanto no SAP XXI), informará ao usuário sobre essa necessidade.


Saiba mais - A demanda pelas certidões chega, em média, a 300 por dia, necessárias para habilitação a concursos e outras finalidades em que passaram a ser exigidas. Antes da operação desse novo sistema, pelo TJPA, o usuário esperava 48 horas para receber o documento. Com a emissão online, o documento será fornecido na hora, no domicílio do usuário ou, conforme o caso, diretamente no Fórum Criminal, a exemplo do que já é feito no Fórum Civil.


Com informações do TJE-Pará

Nenhum comentário: