domingo, 25 de outubro de 2009

TRT lança gibi sobre Direitos Trabalhistas






Nesta terça-feira (27), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá) fará, durante uma aula proferida pela presidente do TRIbunal do Trabalho, Desembargadora Francisca Formigosa, o lançamento do Gibi “ A Justiça do Trabalho em suas mãos”, na Escola Salesiana do Trabalho.

A publicação tem uma linguagem simples, adequada ao público ao qual é destinada, como estudantes e pessoas que não estão habituadas com o vocabulário jurídico.
Na revistinha, o leitor conhecerá o personagem Oitavinho e viverá um dia na vida de sua família. Os Direitos Trabalhistas vêm após o personagem pricipal descobrir que sua filha, Juliana, está em busca do primeiro emprego.
Assinatura da carteira de trabalho, horas extras, décimo terceiro, dispensa por justa causa, trabalho escravo e férias são alguns dos temas presentes na história.

Juízes serão professores
Para complementar a iniciativa, os magistrados passarão a visitar escolas para ministrar aulas sobre os Direitos Trabalhistas utilizando o Gibi como material didático.
Após cada aula, que deverá ser solicitada ao TRT, algumas revistinhas serão doadas à escola visitada.
O TRT8 já desenvolve visitas monitoradas a estudantes e associaçãos que visiotam o Tribunal, entretanto, desta vez, os magistrados sairão dos gabinetes para o local onde o cidadão se encontra.
Esta ação faz parte do Planejamento Estratégico Institucional do TRT8 que pretende elevar para 70% o nível de conhecimento institucional, até dezembro de 2013.O Projeto é chamado TRT na Escola e quer colaborar na formação dos alunos das escolas públicas dos Estados do Pará e Amapá, informando sobre direitos trabalhistas, assim como repassando informações sobre a missão, a estrutura e o funcionamento da Justiça do Trabalho.

Nenhum comentário: