domingo, 17 de maio de 2009

CASABLANCA - O FILME




Sou sou especialista no assunto, apenas um modesto e ocasional espectador.

Dentre os filmes que já assisti, um com certeza não me sai da memória, é o Casablanca, lançado nos EUA em 1942, pela Warner Bros.

Devo já ter assistido mais de 50 vezes, é sempre apaixonante ver em cena Humphrey Bogart (Richard Blane) e Ingrid Bergman (Ilsa Lund Laszlo).

O roteiro é bem simples, mas muito cativante, em resumo, Casablanca é a rota obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. É lá que Rick (Humphrey Bogart) vai reencontrar Ilsa (Ingrid Bergman), anos depois de terem se apaixonado e se perdido em Paris.


O filme recebeu 3 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Ator (Humphrey Bogart), Melhor Ator Coadjuvante Claude Rains (que fez o (Capitão Louis Renault), Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora para Comédia/Musical.
Casablanca custou US$ 900 mil aos cofres da Warner Bros. Sua estréia estava inicialmente prevista para junho de 1943, mas como em novembro de 1942 os Aliados desembarcaram no norte da África e libertaram a verdadeira Casablanca, a Warner resolveu por lançar o filme imediatamente.
Não tem como lembrar de Casablanca, sem lembrar da canção As time goes by, vamos a ela:
Play it, Sam



Nenhum comentário: