sábado, 15 de novembro de 2008

SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO


2 comentários:

zahlouth disse...

TRT da 8ª região sensibiliza juízes para Semana da Conciliação
Sexta, 14 de Novembro de 2008

A gestora estratégica do projeto Conciliar na Justiça do Trabalho da 8ª Região, desembargadora Francisca Formigosa, já convocou duas grandes reuniões de trabalho para tratar sobre a Semana Nacional da Conciliação,promovida pelo Conselho nacional de Justiça, que será realizada de 1º a 5 de dezembro. O objetivo da desembargadora é fazer um trabalho de sensibilização com os juízes do regional, a fim de que sejam agendadas mais audiências de conciliação, e também haja um esforço concentrado a fim de propiciar um ambiente favorável ao acordo. Os magistrados também deverão informar o número de audiências realizadas no período, acordos homologados e seus valores.

O TRT da 8ª Regiáo, que abrange os Estados do Pará e Amapá realizou, ainda, cursos e palestras a fim de mobilizar os juízes para uma prática cada vez mais eficiente da conciliação. Entre os cursos estiveram o 1º Laboratório de Práticas Conciliatórias, realizado em maio, e os dois módulos do 'Curso de Formação de Formadores em Execução ', realizados neste segundo semestre.

No próximo dia 26 , a desembargadora reúne-se com magistrados aposentados que, em uma iniciativa pioneira na região, foram convidados a serem conciliadores durante a Semana. A expectativa do TRT é de que em 2008 seja superada a média de conciliações do ano anterior e que os acordos cheguem a 45%.

Fonte: Assessoria de Comunicação TRT 8ª região

zahlouth disse...

Curso a distância para conciliadores pode ser acessado via internet

O treinamento de juizes, funcionários públicos, advogados e demais profissionais interessados na área de conciliação pode ser realizado em um curso a distância disponível no endereço eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Basta clicar no banner do Movimento pela Conciliação, que está na página de abertura do site do CNJ ou acessar o link Treinamento em http://www.conciliar.cnj.gov.br/.

O curso foi desenvolvido na Academia Judicial Virtual, vinculada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que foi criada para divulgar a cultura da ampla informatização dos processos. O objetivo do treinamento é auxiliar na formação de multiplicadores da conciliação em todo o país e motivar a participação na Semana Nacional pela Conciliação, programada para o período entre 1 e 5 de dezembro.

Com formato tridimensional, o curso simula uma sala de aula, que proporciona interação de professor e alunos. A missão do Poder Judiciário e visão da sociedade são os assuntos da primeira aula. As lições seguintes abordam temas como modelos de resolução de conflitos; a pacificação de conflitos, ferramentas e técnicas; habilidades e comportamento do conciliador; e sessões de mediação.

RA/SR

Agência CNJ de Notícias