terça-feira, 11 de novembro de 2008

Presidente do TJE apresentou Novo Sistema de Gestão de Processos à presidente da OAB Pará

Presidente do TJE apresentou Novo Sistema de Gestão de Processos à presidente da OAB Pará
Cadastramento de advogados permitirá acesso aos processos pela internet
(11.11.08 - Às 10h30)
A presidente do TJE, desembargadora Albanira Bemerguy, a corregedora da Região Metropolitana de Belém, desembargadora Luzia Nadja, e o secretário de informática do TJE, Mário Tavares, se reuniram ontem, no prédio sede, com a presidente da OAB Pará, Angela Sales, para apresentar o sistema Libra. Trata-se de um programa de Gestão de Processos Judiciais, que permitirá aos advogados, mediante cadastramento, ter acesso aos processos por meio digital. Com esta medida, o TJE espera dar celeridade aos tramites processuais, economizar papel, além de melhorar a segurança dos dados judiciais.
Durante o encontro, o secretário de informática explicou o funcionamento do sistema, além de ter dado detalhes de como os advogados deverão proceder para ter acesso ao banco de dados dos processos. Para viabilizar o procedimento, TJE e OAB farão um convênio de cooperação técnica. Os advogados terão um cadastro, que lhes permitirá habilitar peças no Libra.
A Comarca de Benevides, localizada a 25km de Belém, será a primeira a operar no sistema, porém, ainda como projeto piloto. O novo sistema foi criado pelos técnicos da secretaria do TJE, obedecendo às determinações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da resolução de 46/2007 – que cria as tabelas processuais unificadas, e dá outras providências.
Há previsão de que o novo sistema estará em Ananindeua e Marituba, duas comarcas de grande movimentação, também localizadas na Região Metropolitana de Belém, no próximo mês. E no próximo ano, o LIBRA estará em Belém e fóruns distritais, seguindo o cronograma com a instalação nas demais comarcas do interior.
(Texto: Vanessa Vieira e Glória Lima).

Nenhum comentário: