segunda-feira, 27 de outubro de 2008



PT conquista o maior número de cidades com mais de 200 mil eleitores em 2008

da Folha Online
Nas eleições municipais de 2008, o PT foi o partido com o maior número de vitórias nas cidades com mais de 200 mil eleitores, excluindo as capitais. Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), há 53 cidades no país com mais de 200 mil eleitores. Destas, 34 elegeram seus prefeitos e vice-prefeitos no primeiro turno, e outras 19 levaram a disputa para o segundo turno.
No total, em comparação com 2004, a legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quase dobrou o número de prefeituras conquistadas: saltando de nove para 15 grandes cidades. Além das 15 grandes cidades, a legenda conquistou também as prefeituras de seis capitais: Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Palmas (TO) e Vitória (ES).
O PSDB, por sua vez, obteve o segundo melhor resultado nas urnas nas cidades com mais de 200 mil eleitores --não-capitais. Porém, sofreu uma queda em relação às eleições municipais de 2004. À época, o PSDB saiu vitorioso em 12 cidades, contra nove prefeituras conquistadas em 2008.
O PMDB surge na seqüência, com vitória em 11 grandes cidades. No total, no entanto, o partido é o grande vitorioso destas eleições: com 1201 prefeitos eleitos.
Capitais
Já nas capitais, o PT e o PMDB foram os partido com o maior número de vitórias. O PT conquistou seis prefeituras no primeiro turno, porém, nenhuma vitória nas capitais no segundo turno. Na seqüência, surge o PSDB, com quatro capitais.
Mesmo com a vitória nas capitais, o PT perdeu espaço, quando comparado com 2004. Na eleição passada, a legenda foi vitoriosa em nove capitais. Já o PMDB, obteve mais vitórias nas capitais nestas eleições, em comparação com 2004: foram duas capitais em 2004 e seis em 2008.

Nenhum comentário: