sexta-feira, 13 de junho de 2008

Unama implanta processo judicial digital em varas do Juizado Especial

O LIBERAL - Edição de 13/06/2008

A Universidade da Amazônia (Unama) instala hoje, às 17 horas, na 4ª e 5ª Varas do Juizado Especial Cível, no campus Alcindo Cacela, o Sistema de Processo Judicial Digital (Projudi). Além disso, também será inaugurada, no mesmo setor onde funcionarão as Varas do Juizado Especial Cível, a sala de conciliação 'Desembargador Paulo Sérgio Frota e Silva'. Na ocasião, estarão presentes a presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), desembargadora Albanira Bemerguy; o reitor da Unama, Édson Franco, e a coordenadora dos Juizados Especiais, desembargadora Célia Regina Pinheiro.
Em parceria com o TJE, a Unama passa a ser a primeira instituição de ensino superior a operar com um sistema de informática que reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrônico. O primeiro passo para a implantação do Projudi aconteceu no dia 2 deste mês, com a realização do seminário 'Sistema de Processo Judicial Digital', no qual foram promovidas atividades de treinamento de magistrados, servidores e estagiários para a implantação e operacionalização da nova plataforma de informática, que promete ser uma eficiente ferramenta na busca pela tão almejada celeridade judicial.
A Unama é a primeira universidade do Pará a aderir ao Projudi, que substitui o registro dos processos em papel por armazenamento e manipulação em meio digital. O sistema já vinha sendo utilizado, em formato experimental, na 3ª Vara do Juizado Especial Cível. Os resultados foram tão satisfatórios que o sistema está sendo ampliado para as outras varas, entre elas a 1ª Vara do Juizado Especial Cível; a 1ª Vara do Juizado Especial das Relações de Consumo; e as 4ª e 5ª Varas do Juizado Especial Cível, que funcionm no Escritório Técnico de Assistência Jurídica e Judiciária (ETAJJ) da Unama, no Bloco-F do campus Alcindo Cacela.
Segundo a desembargadora Célia Regina Pinheiro, coordenadora dos Juizados Especiais, a digitalização dos processos garante agilidade. 'A ferramenta nos viabiliza um trabalho mais direto, mais direcionado. Ela elimina esse trabalho de ir e vir das secretarias, o chamado tempo neutro de um processo'.

Nenhum comentário: